Sistema de pontuação Permite uma avaliação por domínios (Físico, Psicológico, Relações sociais e Ambiente) e através de uma faceta geral / facetas específicas. Tem 3 itens que devem ser invertidos (itens 3, 4, 26). O resultado final deverá ser transformado numa escala de 0 a 100, correspondendo uma pontuação final mais elevada a uma melhor perceção de qualidade de vida. A sintaxe de cálculo dos domínios é disponibilizada mediante o pedido de autorização para a utilização do instrumento.
Indicadores de Qualidade
Tradução: Metodologia recomendada pela Organização Mundial de Saúde: tradução do instrumento; estudo piloto qualitativo; desenvolvimento das escala de resposta; e estudo de campo qualitativo. Alfa de Cronbach: entre .64 (domínio Relações sociais) e .87 (domínio Físico) Reprodutibilidade: Não existem diferenças estatisticamente significativas entre as pontuações médias dos domínios. Coeficiente de correlação varia entre .65 (Relações sociais) e .85(Psicológico). Validade: Quanto à validade discriminante, os domínios e faceta geral do WHOQOL-Bref discriminam bem os indivíduos da população normais dos indivíduos com patologia médica associada. Relativamente à validade de construto, o WHOQOL-Bref apresenta correlações estatisticamente significativas entre domínios e elevadas e significativas com a faceta geral da QdV. Quanto à validade convergente , todas as dimensões do WHOQOL-Bref apresentaram coeficientes de correlação significativos com o BDI e com o índice geral de sintomas do BSI.
Canavarro, M. C., Simões, M. R., Vaz Serra, A., Pereira, M., Rijo, D., Quartilho, M. J., Gameiro, S., Paredes, T, & Carona, C. (2007). WHOQOL-BREF: Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde. In, M. Simões, C. Machado, M. Gonçalves, & L. Almeida (Eds.) Avaliação psicológica. Instrumentos validados para a população Portuguesa, vol. III (pp. 77-100). Coimbra: Quarteto Editora.