Nos últimos 40 anos, foi desenvolvido um grande número de instrumentos de medição de resultados em saúde, seja de estado de saúde ou qualidade de vida relacionada com a saúde (QdVRS) seja de avaliação e satisfação com os cuidados, e tem crescido a sua utilização em investigação multinacional e na prática clínica.
São de destacar, de entre outras, a determinação de ganhos em saúde em ensaios clínicos ou em avaliações económicas sobre a efetividade de alternativas de tratamento, a monitorização da gestão da doença, a determinação do peso da doença e a obtenção de valores de preferências dos cidadãos sobre estados de saúde com vista a uma melhor e mais racional distribuição dos recursos.
Nesta era de colaboração internacional há uma necessidade crítica de melhorar a interpretação das medidas de resultado em saúde inseridas nestes estudos e de confirmar as suas comparabilidade e equivalência internacionais.
Para levar a cabo estes dois objectivos, o CEISUC criou o RIMAS, um repositório de instrumentos de medição e avaliação em saúde, acessível a toda a comunidade de utilizadores.
Assim, foi desenvolvido, em ambiente internet, um repositório que contém informação sobre instrumentos de medição em saúde que se encontram disponíveis em língua portuguesa, com a descrição das suas principais características, as versões original e em português, sempre que possível, e a forma de os utilizar pelos investigadores, estudantes e profissionais de saúde.
Foram desenvolvidos critérios de classificação e de qualidade e identificados valores de referência para facilitar a interpretação dos resultados das escalas e, assim, tornar possível estimar o peso relativo das várias condições médicas e psiquiátricas em populações diferentes e em doenças com gravidade diferentes.